- Caravanas Chico Buarque

    

 

 

      No show que levou duas horas, Chico canta sem parar mostrando ânimo para quem confessa 50 anos de profissão e revela que gostaria de ter feito a música que Tom Jobim compôs para a letra que escreveu em “Retrato Preto e Branco”:

 “Vou colecionar mais um soneto

Outro retrato em branco e preto

A maltratar meu coração”

        O amor que machuca não aceita fotos coloridas mas há espaço para o sentimento guardado sem pressa que pode esperar em “Futuros amantes” onde um Rio de Janeiro submerso testemunhará “o amor que um dia, deixei para você.”

        Chico está cantando bem com apoio de músicos competentes como Luiz Cláudio Ramos, Chico Batera, João Rebouças, Jorge Helder, Jurim Moreira, Marcelo Bernardes e Bia Paes Leme com quem canta “Dueto”, música na qual há referências a Facebook, Wathsapp e outras formas contemporâneas de trocas de mensagem.

        A plateia ensaia um “Fora, Temer!” e outro “Volta, Lula” enquanto o compositor faz um ar distante de quem não quer polêmica.  Talvez, por já ter se envolvido demais e não aguentar os xingamentos nas ruas onde mandam que vá ora para Paris; ora para Cuba. Escolha de difícil decisão e entendimento.

        “Tua cantiga” provoca aplausos no trecho considerado machista pela “patrulha” de plantão desgostosa do sujeito pensar em largar filhos e família pela amada.  A mesma turma nada falou de “Blues pra Bia”, canção na qual o amado não ficaria amofinado nem em ser outra menina para ter o amor da moça pela qual se apaixonou.   A crítica dessa gente é seletiva como a hipocrisia.

        Para homenagear Wilson das Neves, Chico coloca chapéu ensaiando passos de samba, com o neto Chico Brown se fez parceiro em “Massarandupió”, na geografia e no atual tempo do Rio de Janeiro incursiona com toques de rap em “As Caravanas” revelando a invasão suburbana da zona sul que assusta parte da elite econômica da cidade.

        Chico Buarque é um artista brasileiro com pai paulista, avô pernambucano, bisavô mineiro e uma admiração que deveria ficar acima das divergências políticas sendo estendida “Paratodos”.